
O bebé mede aproximadamente 33 cm da cabeça aos pés e pesa cerca de 1,100 kg.
O bebé está a crescer e a desenvolver-se a uma velocidade incrível. O corpo está mais roliço e rechonchudo.
As sobrancelhas e as pestanas agora estão presentes, e os cabelos estão mais espessos.
Consegue abrir e fechar os olhos que estão completamente formados. Acorda e adormece a intervalos regulares e talvez chuche no dedo, se é que não o fazia já.
Os pulmões já são capazes de praticar a respiração, mas se o bebé nascesse agora ainda teria muitas dificuldades para respirar.
Desenvolve-se mais tecido cerebral e as caracteristicas saliências no cérebro já se notam.
Há especialistas que entendem que é por volta desta semana que o feto começa a sonhar.
Tente falar bastante com ele pois já é capaz de reconhecer a sua voz.
Algumas grávidas sentem, por vezes, no abdómen, uma sensação ritmada, parecida com cócegas: muito provavelmente o feto estará com soluços, o que não é preocupante nem dura muito tempo.
A média de ganho de peso da grávida até agora está entre 8 a 12 quilos.
O útero está maior, a cerca de 12 cm acima do umbigo, e situa-se bastante perto do diafragma, o que provocará, à mulher, algumas dificuldades em respirar.
A partir de agora e até ao final da gestação, a grávida voltará a sofrer de bastantes incómodos, tais como cãibras, varizes, indigestão, azia, hemorroidas, ressecamento da pele, inchaço, entre outros.
Estamos no trimestre final. O pai pode ir ao Shopping e comprar alguma coisa para o bebé e, é claro, para a grávida. Fazer massagem com óleos sobre o abdomen e nos pés da futura mãe; ela vai adorar. O pai deve estar envolvido com esse fim de gestação e dar o máximo de sua atenção à mãe. Agora ela precisa mais do que nunca.
Em gestações de baixo risco suas consultas passam a ser quinzenais entre 28-36 semanas; a partir da 36ª semana elas passam a ser semanais. Durante essas consultas, seu médico vai checar a altura uterina, seu peso, pressão sangüínea, análise da urina (para pesquisa de infecção sem sintomas, açúcar e proteínas). Como o parto se aproxima, a posição do bebê é verificada e exames de toque vaginal são feitos para avaliar uma possível dilatação do colo uterino. Se alguma situação de alto risco é detectada (pré-eclâmpsia ou hipertensão induzida pela gravidez, Diabetes Gestacional, Placenta Prévia, Infecção Urinária, etc.), seu médico precisará de visitas mais frequentes para melhor acompanhamento da sua saúde e do bem estar do bebé.
Nessa fase você deve perguntar, perguntar, perguntar e perguntar....
4 comentários:
Oi minha querida, nossa vc já tá bem rechonchuda né?
sinto tua falta lá conosco.beijocas
ai amiga aproveita essa sua barriguinha, pois daqui mais ou menos 12 semanas seu principe vem a esse mundão....
vc viu que fofo o Lipe falando....charme né?
beijos...
ahuahua aii jesus nem brinca amiga assim eu nem vou dormir mais kkk to mega ansiosaaa!!!
ja lhe envio a listinha ta
bejuuu
Adoro esses posts, traz sempre uma novidade um conhecimento novo, sobre a fase do bebê.
Bjs
Postar um comentário