segunda-feira, 13 de julho de 2009

26 semanas de Gestação

Você sente que o tempo está passando rapidamente e parece, simultaneamente, que ele não passa. Não, você não está louca, você está grávida. Uma hora você se sente totalmente despreparada para as mudanças que trará um bebê, no minuto seguinte a idéia de encontrar o o seu Mini, que está se balançando entre as suas costelas, faz você chorar. Essa é a montanha russa da gravidez (e curiosamente, de ser uma mãe, também).

Quer saber o que está acontecendo com seu corpo, sua vida e seu bebê esta semana? Continue lendo...

* Seu corpo

Há uma multiplicidade de alergias e outras coisas desagradáveis que acontecem durante a gravidez (erupções cutâneas, o gás que você não pode controlar, etc), mas o aumento do corrimento vaginal está no topo da lista. Outras coisas divertidas em curso:


Se você está vazando uma pequena quantidade de urina quando você tosse, espirra ou ri, não se preocupe. Incontinência temporária é comum na gravidez.

Isso é simplesmente ótimo, sei que pode deixar você em momentos embaraçosos. Você sabia que você tinha que comprar fraldas, mas você pensou que seria para o bebê, e não para você. Para ocupar sua cabeça até o problema passar, você pode fazer alguns Kegels (exercício físico finalidade fortalecer o músculo pubococcígeo).

Se a sua descarga é espessa ou você tem muita coceira, você pode ter uma infecção. Mesmo se você teve uma centena delas, agora não é o momento de fazer trataentos sem receita ou acompanhamento médico, portanto consulte o seu médico, vá logo para o telefone.

Se você perceber que está urinando mais frequentemente do que o normal (que seria urinando a cada 10 minutos ao invés de a cada 15, graças a um certo alguém sentado em sua bexiga), você pode ter uma infecção urinária. Novamente, consulte o seu médico. Normalmente, uma simples teste do tipo "xixi no copo" pode dizer com certeza.

Sofre de prisão de ventre? Esta é uma queixa comum. Metade das mulheres grávidas sente um abrandamento do funcionamento intestinal. Na origem desta congestão está o abrandamento do sistema digestivo e a compressão do peso do útero sobre o recto. Os suplementos de ferro também podem contribuir para o problema.

O seu útero encontra-se à 6 cm acima de seu umbigo. Durante esse período da gravidez, sua barriga crescerá em torno de 1 cm por semana.
Desconfortos como dores nas costas, e pressão sobre a sua bexiga começam a se intensificarem bem como, dores de cabeça e nas pernas devido ao aumento de peso que você está carregando constantemente. O tempo está passando rápido e você já está quase no final do segundo trimestre. Não falta mais muito tempo até que o seu bebê venha ao mundo.



* Seu Bebe

Respire fundo! Sacos de ar estão se desenvolvendo nos pulmões do bebê, o que significa que poderá ser possível para o seu bebê tomar um fôlego no final desta semana. Os sacos de ar (tecnicamente chamada alvéolos) continuarão a crescer durante os próximos nove anos. A membrana que mantém os alvéolos separada dos vasos sanguíneos é agora suficientemente fina para permitir a troca de oxigênio, dióxido de carbono que chamamos respiração. Outros destaques desta semana:

A retina termina o desenvolvimento das suas camadas normais esta semana, isso para melhor te ver mamãe. Bom, ainda não, pois seus olhos ainda estão fechadas e selados é muito escuro lá dentro, mas os olhos do seu bebé já estão plenamente desenvolvidos.

Ondas cerebrais para os sistemas auditivos e visuais são detectáveis em cabeçinha do bebê esta semana. Isso significa que o cérebro do bebê está registrando coisas como som e luz. Ele pode não compreender o que isso significa ainda, mas ela está no bom caminho para compreender um episódio inteiro de Barney a qualquer hora!

Como a audição continua a desenvolver, o seu bebê vai começar a reconhecer a sua voz. Seu bambino também começará a reconhecer a voz do seu parceiro. Ele pode sentir-se bobo ao falar com a sua barriga, mas garanto-lhe que alguém diferente do que você está definitivamente ouvindo. Pesquisas demonstraram que recém-nascidos realmente reconhecem sons familiares após o nascimento. Prova de que o seu bebê prestou atenção durante todo o tempo.

O bebê já completou dois terços da sua estadia no Hotel Útero. A chance de sobreviver aumenta dia a dia a partir de agora. Um bebê nascido nessa fase tem 70 a 80% de chance de sobreviver se for atendido num berçário com boa experiência em prematuros.


* Sua vida

Não que você vai precisar algum dia precisar (que Deus te livre), mas estar certificada para dar primeiros socorros e reanimação cardiopulmonar (RCP) infantil é uma coisa inteligente a se fazer. Encontre algum lugar que ofereça este tipo treinamento. O Corpo de bombeiros ou hospital deverá ser capaz de fornecer informações.

Não pare por aí: Peça ao seu marido, e todos os que vão passar bastante tempo com o seu bebê (babá, vovó,...) para participar das aulas também.

Verifique se a maternidade que você escolheu permite a presença do pai na hora do parto. É essencial que você veja isso com antecedência. Agora o intervalo entre uma consulta e outra será de duas semanas.

Falando de boca-a-boca, por que não planejar uma última fuga a sós com o seu marido antes que se torne um jogo para três pessoas (estamos falando do bebê). Faça agora enquanto você ainda poder viajar, e escolha todas as paradas romântica

2 comentários:

Dani Dias Delgado (Mamy Coragem) disse...

Oh Taiza, nossa qta informação heim?
eu tbm tô numa ansiedade só amiga. Tô de 21 semanas e a DPP da Maria Eduarda é 20 de novembro, vamos ver se chegamos lá.
hehehehehehehe.
beijocas

livia disse...

Olá gostaria de dizer o quanto realmente esta materia me ajudou e que venha minha princesa com as graças de Deus.